atendimento

Followers

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Livros Espíritas em São Leopoldo



Por que Ter o Hábito da Leitura?
Ter o hábito da leitura é o antídoto que nos impede de ser alienados.

Análise do conceito de alienação
A palavra alienação vem do latim alienus, que veio a dar “alheio”, significando "o que pertence a outro".
No domínio do direito, a alienação designa o ato de transferência da posse ou do direito de propriedade de alguma coisa para outrem, seja por doação seja por venda.

Exemplos de alienação: O individuo assiste uma noticia ou lê um artigo do jornal, mas, não faz a critica da veracidade do que vê e ouve apenas aceita as opiniões e crenças sem cogitar sua veracidade.
Ou seja, ele deixa para o outro dizer por ele, o que é bom e ruim, certo e errado.

Alienar, portanto, é tornar alheio, é transferir para outrem o que é seu.

Por isso a leitura é importante para que você não prejudique sua educação e seu aprendizado Uma pessoa que lê freqüentemente aprende muito, amplia o conhecimento e aprende cada vez mais.

Ler, sobretudo para não nos tornarmos seres alienados.

Com a leitura você esta construindo seu conhecimento pessoal desenvolvendo o amor pela vontade de saber mais com curiosidade buscando sentidos mais construtivos.
O mundo é dominado pela palavra escrita, hoje muito mais do que ontem, pois antes no café da manhã, tínhamos o jornal predileto, onde ficávamos a par dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos.
Hoje temos além do jornal predileto, as homepages de notícias favoritas. São centenas de sites, cada um com sua informação.
Entretanto, com todo este estímulo para a leitura, pouco se lê no Brasil.
Institutos de pesquisas afirmam que o brasileiro lê dois livros por ano, e com certeza não são leituras que acrescentam algo na alma.
O livro é um bom amigo onde sempre vamos encontrar uma palavra de conforto, uma afirmação de encorajamento, no livro é onde está depositado a sabedoria humana e a divina.

Como afirmou Marco Túlio Cícero, ”Uma casa sem livros é como um corpo sem Alma”.
Mas, devemos ter cuidado na escolha de nossa leitura evitando temas melancólicos e pessimistas, pois as conseqüências são as angustias, fobias entre outras.
O livro deve acrescentar ânimo, conhecimento, esperança e conferir maior eficiência para se enfrentar os desafios do nosso dia-a-dia.
Cada livro que abrimos, é uma janela por onde penetra a luz, o ar puro, tão necessário à saúde.


Em minha biblioteca particular, é onde entro em contato com os gigantes da filosofia como: Platão, Sócrates, Aristóteles, Thomas Paine, Baruch de Spinoza, Carl Sagan entre outros, mas não faltam os gurus da administração e Marketing, como: David Ogilvy e Peter Drucker. Tenho a oportunidade de sentar-me com os ícones da industria e do comércio na mesma sala onde estão reunidos os grandes pensadores, e é ali onde posso colher boas idéias.

A palavra ler vem do latim legere, que significa ao mesmo tempo ler e colher, por isso Faguet define a leitura como A Arte de Colher Idéias.
Dito isto agora você precisa das ferramentas para colheita, que são:
Ter um propósito definido;
Encontrar o pensamento central do texto;
Ter uma visão panorâmica;
Procurar interpretar;
Conhecer o livro antes, ou seja; Abra o livro, leia o índice, folheie, passe os olhos por todas as páginas e caso encontre alguma afirmativa curiosa comesse a ler, não se esqueça do marcador de texto e do dicionário.

Espero que você tenha entendido os benefícios da leitura, mas como sou mais leitor do que escritor, para finalizar recorro a Emile Faguet:

“E assim, a leitura, um dos mais seguros instrumentos de progresso intelectual; é o elixir que impede aos homens, transformar-se em animais.”

Francisco Amado
Filosofo Deísta.
Mestre Seo (Web Escritor) Administrar e criar o conteúdo de texto, fotos e imagens de um site.
Desenvolve blogs corporativos, Aperfeiçoa sites, administra divulgação em redes sociais.
Designer Gráfico. Criação de materiais de comunicação impresso, como cartões de visita, folders, anúncios online, arte final para jornais.

0 comentários:

Postar um comentário